quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vida política de Aécio Neves

Atualmente com 52 anos, o senador do partido tucano, Aécio Neves, já conta com aproximadamente 30 anos de experiência na política. O fato se deve, pois desde muito cedo o mineirinho, natural de Belo Horizonte, mostrou gosto pela política. Também pudera, o senador pertence a uma família com forte tradição na área. Filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves Faria, Aécio Neves é neto do o ex- presidente da República, Tancredo Neves.

Foi com o incentivo do avô, que conquistou seu primeiro cargo na vida pública, em 1983,  começando como secretário particular de Tancredo Neves, que na época era governador de Minas Gerais. Em sua biografia a presença dos estudos sempre foi uma constante, quando mais novo Aécio Neves mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, a fim de que seu pai pudesse participar de um curso na Escola Superior de Guerra e foi nesta cidade que ele concluiu o 2º grau pelo Colégio São Vicente de Paulo. Após voltou a Minas Gerais, onde se graduou em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, no ano de 1984.








Ao longo de sua biografia é possível encontrar grandes realizações, entre as quais merecem destaque sua participação ativa na formulação da Constituição Brasileira, coroando o processo de redemocratização do país. Além disso, Aécio Neves também apresentou 46 emendas, entre as quais se destaca a que instituiu o direito ao voto para os jovens entre 16 e 18 anos.

A biografia política de Aécio Neves sempre contou com vitórias consagradoras nas urnas. Para o Governo de Minas, em 2002, foram 5.282.043 votos ou 58% dos votos válidos e a maior votação da história do estado até então, eleito em primeiro turno. Tornou-se o primeiro governador de Minas a vencer no primeiro turno. Na reeleição em 2006, conseguiu 7.482.809 de votos, ou o equivalente a 77,03% dos votos válidos, novamente um recorde. Como candidato por Minas Gerais, atingiu a marca de 7.565.377 votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário